1. Breve descrição da atividade realizada:
A elaboração
do projeto foi realizada pela professora de Língua Portuguesa, em parceria com
a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, tendo como propósito estimular o interesse pela leitura e escrita,
como também trabalhar a conscientização, o respeito e a preservação do meio
ambiente.
O foco do projeto foram os alunos da
3ª série do Ensino Médio. No entanto, a questão da valorização dos recursos
naturais, o respeito pelo planeta, estendeu-se e envolveu todos os alunos, pais
e funcionários da escola.
Para a
concreta finalização estabelecida nos objetivos, os alunos foram convidados,
primeiramente, a ler o romance “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos e, em
seguida, analisar todo o contexto social de produção a partir da apreciação de uma edição especial do livro
“Vidas Secas”, na qual apresenta fotografias de Evandro Teixeira.
Posteriormente, na sala de
informática, os alunos tiveram acesso à vida e obra do autor Graciliano Ramos.
E, na sala de vídeo, tiveram a oportunidade de assistir o filme “Vidas Secas”
de Nelson Pereira e elaborar uma resenha crítica a partir do mesmo. Este passo
proporcionou os alunos o contato com a escrita e a revisão do texto a fim de
melhorá-lo.
Além das atividades descritas no
projeto, durante o semestre, foi possível ao decorrer do processo de
ensino-aprendizagem propor a transformação da história do livro em uma história
em quadrinhos, uma atividade coletiva, a qual agradou muito os alunos.
A intertextualidade entre o romance
“Vidas Secas” e outros textos são evidentes. Sendo assim, os estudantes puderam
perceber, além do filme, a relação entre o romance e a música “Asa Branca” de
Luiz Gonzaga e da obra “Retirantes”, de Portinari. As discussões abrangeram,
principalmente, a questão da temática da seca.
Em outro
momento, os alunos assistiram o documentário “Ouro azul: A Guerra Mundial pela
Água” e realizaram uma discussão a partir da questão: “Você faz a sua
parte?”. O vídeo enriqueceu o debate acerca da relação do homem com o meio
em que ele vive e abriu espaço para a pesquisa sobre o tema polêmico “A escassez
da água em um futuro próximo”.
A socialização
das pesquisas e o debate sobre o tema polêmico foram realizados no pátio da
escola. O resultado foi a escrita de um artigo de opinião com base no tema
polêmico. Sendo que, as produções de texto foram revisadas e socializadas entre
os alunos.
Logo após, os alunos entrevistaram
os demais estudantes da escola para constatar o nível de consciência ecológica
de cada um. Os resultados dos registros foram expostos, no mural da escola, em um
gráfico formulado pelos mesmos.
Os alunos entrevistaram alguns
moradores e observaram as condições do córrego do Gregório, registrando com
fotos. As fotos foram expostas para todos os alunos da unidade escolar, com o
propósito de diminuir a quantidade de lixo no rio e incentivar a conservação do
mesmo.
Em grupos, os
estudantes expuseram estratégias de ação para sensibilizar e conscientizar
todos os alunos da instituição escolar. Eles optaram em confeccionar cartazes e
conversar com os alunos. Sendo assim, os cartazes foram expostos pela escola e
os alunos da 3ª série do Ensino Médio chamaram a atenção dos demais alunos para
a importância da modificação das atitudes em vista de um planeta sustentável,
utilizando os resultados apresentados no gráfico.
2. Resultados alcançados/reflexo na aprendizagem:
Após as atividades realizadas,
pode-se constatar que os educandos adquiriram um gosto maior pela Literatura
Brasileira. Como também, um maior interesse pela leitura e escrita,
principalmente, no ato de persuadir o outro a partir da comunicação oral
(debate) e escrita (artigo de opinião). Além de aprenderem a revisar seus
textos e aprimorá-los, quando necessário.
3. Aspectos positivos observados:
Os aspectos positivos observados,
durante todas as etapas, foi, principalmente, entre tantos outros, o interesse
pela leitura do livro a fim de transformá-lo em uma história em quadrinhos. Sendo
que, o que os motivou e facilitou o trabalho foi cada um dispor de um exemplar
do romance.
Foi possível perceber o interesse
e o comprometimento dos alunos com as atividades coletivas e individuais.
Notou-se uma participação efetiva nas pesquisas, produções escritas e debates.
4. Aspectos negativos / dificultadores:
Dentre os aspectos negativos,
pode-se apontar a demora da chegada da verba, o roubo de equipamentos na sala
de informática que dificultou o acesso dos educandos para pesquisa, como também
a dificuldade de reunir todos os alunos, durante o dia, para observar e tirar
fotos do Córrego do Gregório.
5. Comentário relevante:
Pode-se dizer que o projeto promoveu
a integração entre os alunos, o respeito e o interesse pela preservação do meio
ambiente e o interesse pela leitura e escrita como forma de persuadir e
modificar a forma de pensar e agir de muitas pessoas. Como também, trouxe a
oportunidade dos alunos terem contato com a obra “Vidas Secas” que não constava
no acervo escolar.
Adorei o projeto, peço licença para adaptá-lo para minha turma de sétima série. Estão de parabéns, são iniciativas como essa que formam-se cidadãos conscientes de seu papel no planeta!
ResponderExcluirAmei o projeto e peço autorização para utilizá-lo com as minhas turmas de 3ªs do E.M. Parabéns!
ResponderExcluirAmei o projeto e peço autorização para utilizá-lo com as minhas turmas de 3ªs do E.M. Parabéns!
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