Blogger Widgets Experimentando e conhecendo a leitura - E.E. Prof. João Jorge Marmorato: Apresentação do projeto Vidas Secas com a professora Janine Lopes, alunos do 3º ano do ensino médio

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Apresentação do projeto Vidas Secas com a professora Janine Lopes, alunos do 3º ano do ensino médio


1. Breve descrição da atividade realizada:
A elaboração do projeto foi realizada pela professora de Língua Portuguesa, em parceria com a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, tendo como propósito estimular o interesse pela leitura e escrita, como também trabalhar a conscientização, o respeito e a preservação do meio ambiente.
O foco do projeto foram os alunos da 3ª série do Ensino Médio. No entanto, a questão da valorização dos recursos naturais, o respeito pelo planeta, estendeu-se e envolveu todos os alunos, pais e funcionários da escola.
Para a concreta finalização estabelecida nos objetivos, os alunos foram convidados, primeiramente, a ler o romance “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos e, em seguida, analisar todo o contexto social de produção a partir da apreciação de uma edição especial do livro “Vidas Secas”, na qual apresenta fotografias de Evandro Teixeira.
Posteriormente, na sala de informática, os alunos tiveram acesso à vida e obra do autor Graciliano Ramos. E, na sala de vídeo, tiveram a oportunidade de assistir o filme “Vidas Secas” de Nelson Pereira e elaborar uma resenha crítica a partir do mesmo. Este passo proporcionou os alunos o contato com a escrita e a revisão do texto a fim de melhorá-lo.
Além das atividades descritas no projeto, durante o semestre, foi possível ao decorrer do processo de ensino-aprendizagem propor a transformação da história do livro em uma história em quadrinhos, uma atividade coletiva, a qual agradou muito os alunos.
A intertextualidade entre o romance “Vidas Secas” e outros textos são evidentes. Sendo assim, os estudantes puderam perceber, além do filme, a relação entre o romance e a música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e da obra “Retirantes”, de Portinari. As discussões abrangeram, principalmente, a questão da temática da seca.
Em outro momento, os alunos assistiram o documentário “Ouro azul: A Guerra Mundial pela Água” e realizaram uma discussão a partir da questão: “Você faz a sua parte?”. O vídeo enriqueceu o debate acerca da relação do homem com o meio em que ele vive e abriu espaço para a pesquisa sobre o tema polêmico “A escassez da água em um futuro próximo”.
A socialização das pesquisas e o debate sobre o tema polêmico foram realizados no pátio da escola. O resultado foi a escrita de um artigo de opinião com base no tema polêmico. Sendo que, as produções de texto foram revisadas e socializadas entre os alunos.
Logo após, os alunos entrevistaram os demais estudantes da escola para constatar o nível de consciência ecológica de cada um. Os resultados dos registros foram expostos, no mural da escola, em um gráfico formulado pelos mesmos.
Os alunos entrevistaram alguns moradores e observaram as condições do córrego do Gregório, registrando com fotos. As fotos foram expostas para todos os alunos da unidade escolar, com o propósito de diminuir a quantidade de lixo no rio e incentivar a conservação do mesmo.
Em grupos, os estudantes expuseram estratégias de ação para sensibilizar e conscientizar todos os alunos da instituição escolar. Eles optaram em confeccionar cartazes e conversar com os alunos. Sendo assim, os cartazes foram expostos pela escola e os alunos da 3ª série do Ensino Médio chamaram a atenção dos demais alunos para a importância da modificação das atitudes em vista de um planeta sustentável, utilizando os resultados apresentados no gráfico.



2. Resultados alcançados/reflexo na aprendizagem:
Após as atividades realizadas, pode-se constatar que os educandos adquiriram um gosto maior pela Literatura Brasileira. Como também, um maior interesse pela leitura e escrita, principalmente, no ato de persuadir o outro a partir da comunicação oral (debate) e escrita (artigo de opinião). Além de aprenderem a revisar seus textos e aprimorá-los, quando necessário.

3. Aspectos positivos observados:
Os aspectos positivos observados, durante todas as etapas, foi, principalmente, entre tantos outros, o interesse pela leitura do livro a fim de transformá-lo em uma história em quadrinhos. Sendo que, o que os motivou e facilitou o trabalho foi cada um dispor de um exemplar do romance.
Foi possível perceber o interesse e o comprometimento dos alunos com as atividades coletivas e individuais. Notou-se uma participação efetiva nas pesquisas, produções escritas e debates.

4. Aspectos negativos / dificultadores:
Dentre os aspectos negativos, pode-se apontar a demora da chegada da verba, o roubo de equipamentos na sala de informática que dificultou o acesso dos educandos para pesquisa, como também a dificuldade de reunir todos os alunos, durante o dia, para observar e tirar fotos do Córrego do Gregório.


5. Comentário relevante:
Pode-se dizer que o projeto promoveu a integração entre os alunos, o respeito e o interesse pela preservação do meio ambiente e o interesse pela leitura e escrita como forma de persuadir e modificar a forma de pensar e agir de muitas pessoas. Como também, trouxe a oportunidade dos alunos terem contato com a obra “Vidas Secas” que não constava no acervo escolar.




3 comentários:

  1. Adorei o projeto, peço licença para adaptá-lo para minha turma de sétima série. Estão de parabéns, são iniciativas como essa que formam-se cidadãos conscientes de seu papel no planeta!

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  2. Amei o projeto e peço autorização para utilizá-lo com as minhas turmas de 3ªs do E.M. Parabéns!

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  3. Amei o projeto e peço autorização para utilizá-lo com as minhas turmas de 3ªs do E.M. Parabéns!

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