Blogger Widgets Experimentando e conhecendo a leitura - E.E. Prof. João Jorge Marmorato: Comemoração do dia das mães

sábado, 12 de maio de 2012

Comemoração do dia das mães



Reza de Mãe


(De: Flora Figueiredo, in Chão de Vento)



Nem imagino onde eles estão agora.



Era mais fácil quando vestiam o pijama



e pediam a história do elefante azul.



Parece que restou um cheirinho de talco



na almofada do quarto;



deve ser só impressão...



Nesse tempo, eu não tinha medo da noite:



ela era o telhado dos poetas;



as sombras eram apenas a franja



mal aparada dos anjos.



A trava da porta me bastava.



Hoje, as camas vazias me assustam.



Elas acusam o passar das horas



e denunciam a revoada dos pardais,



os meus pardais.



Já não posso abrir minhas asas sobre eles.



São pequenas demais para cobri-los,



frágeis demais para defendê-los.



Ainda bem que me resta a prece,



minha aliada nos dias de nuvens e



nas madrugadas sem fim.



Peço perdão pela insistência,



mas reza de mãe é assim mesmo:



pura perseverança.



Pelas minhas crianças



de barba na cara e calçado quarenta e dois



(o resto na vida é secundário e fica pra depois);



iluminadas com um sorriso.



E quando o cansaço me quiser já recolhida,



hei de poder sorrir pela missão cumprida.









Poema lido pelas professoras da Sala de Leitura para o Ensino Fundamental e Ensino Médio em sala. Para o ciclo I, 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental foi lido uma história do livro que chegou na escola nesta semana "A melhor família do mundo" de Suzana Lopes e do ilustrador espanhol Ulises Wensell, que descreve uma história de adoção. Aproveitando a semana do dia das mães foi feita na escola uma reunião de pais onde alunos da 7ª e 8ª do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio apresentaram uma música ("Eu e você" de Ana Cristina). Retirado do programa Raul Gil e ensaiada pelas professoras da Sala de Leitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário