Blogger Widgets Experimentando e conhecendo a leitura - E.E. Prof. João Jorge Marmorato: setembro 2012

domingo, 2 de setembro de 2012

Projeto Venha ver o por do sol


VENHA VER O PÔR-DO-SOL, É UM CONTO, ONDE RICARDO EX- NAMORADO DE RAQUEL, FICA INTRIGADO AO SABER QUE ELA NÃO O QUER MAIS E ESTÁ COM OUTRO NAMORADO. ENTÃO ELE TEM UMA IDEIA... FALA QUE IRÁ LEVÁ-LA ATÉ O CEMITÉRIO PARA VER UMA PRIMA QUE ESTAVA ENTERRADA E MORRERA AOS QUINZE ANOS DE IDADE, ERA UMA GAROTA LINDA.
ELA ENTÃO ACREDITA, E SE ENCONTRA COM ELE, E OS DOIS VÃO INDO ATÉ Á DIREÇÃO QUE RICARDO OS CONDUZIA. ATÉ CHEGAM DENTRO DO CEMITÉRIO. RICARDO LEVA RAQUEL DENTRO DA TUMBA ONDE DIZ ESTAR A PRIMA, ELE SAI CORRENDO TRANCA RAQUEL LÁ, ENTÃO ELA FICA SÓ, EM UM LUGAR HORRÍVEL, E DESCOBRE QUE RICARDO NÃO TINHA NENHUMA PRIMA NAQUELE LUGAR. ELA SÓ AVISTA AGORA O PÔR-DO-SOL E FICOU LÁ PARA SEMPRE.


NA ELABORAÇÃO DOS ALUNOS O FINAL É DIFERENTE, POIS, RAQUEL É SALVA POR SEUS AMIGOS, QUE DESCOBREM QUE ELA ESTÁ LÁ PRESA NO CEMITÉRIO.









PROJETO FOLCLORE



Público Alvo: Séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Objetivo: Conhecer melhorar do assunto, mostrando o valor da cultura folclórica brasileira, valorizando a cultura de cada região, entre elas, comida, dança, lendas e toda arte representada pelo folclore.

Justificativa: O trabalho tem como objetivo socializar os alunos da importância de nossas riquezas culturais, jornada por um universo rico em: brincadeiras, histórias, costumes, inventadas pelo próprio povo.

Material Utilizado: Papel cenário, EVA, guache, biscuí, lápis, tesoura, caneta, cd´s de cantigas de roda, diferentes tipos de roupas, comidas típicas, livro: Bazar do folclore – Ricardo Azevedo, mitos; pesquisado na sala da biblioteca da escola.

Procedimentos: Os alunos da 5ª série B do Ensino Fundamental, desenvolveram o trabalho elaborado pelas professoras: Eliana M. P. Costa – Língua Portuguesa e Cristiane de Oliveira – Geografia, sobre a Cultura Folclórica, com intuito de focar o mês de Agosto, onde, é comemorado o folclore brasileiro, valorizando a nossa cultura.
1º Leitura da importância do folclore (livros e mitos).
2º Elaboração de cartazes com os “mitos” e “lendas” (saci, mula-sem-cabeça e outros).
3º Pesquisa da cultura folclórica de cada região (dança, artesanato, comida, crença, e literatura).
4º Formou-se grupos de cinco pessoas, sendo que cada um representava uma região.
5º Os trabalhos foram desenvolvidos na sala de aula pelos alunos, com monitoria das professoras.
6º Após o trabalho desenvolvido, em sala, foi exposto em sala, sendo que, a mesma se encontrava tematizada com tema da cultura folclórica. Nessa exposição havia trabalhos da professora Verônica – Língua Portuguesa, que trabalhou com a 6ª A, do período da manhã.
7º Foi apresentado pelos alunos, a lenda da mandioca (em forma de teatro); e foi citado outras lendas. Os alunos do 2 º colegial, também representaram personagens folclóricos nas salas de aula, junto deles alguns alunos da 7ª série A , tocaram músicas folclóricas.
8º Como resultado final houve uma socialização, tendo contribuição de toda equipe da direção, sala de leitura (Profº Mariza e Raquel), e dos alunos da escola.
9º Como recompensa os alunos tiveram manifestações folclóricas e á partir daí todo respeito que a nossa cultura merece, fazendo com que o aluno ganhasse uma intimidade com a nossa cultura, com a intuição de manter a poesia, a fantasia e a sabedoria da cultura popular que ainda estão mais vivas e vigorosas do que nunca.


AVALIAÇÃO: Os alunos foram avaliados á partir das apresentações, elaborações dos trabalhos.





























TRABALHO COM CONTOS 2º COLEGIAL - PROPOSTA CURRICULAR.



O 2º colegial A, junto da professora Cristiane - Português, aprenderam junto da proposta curricular
volume 2, contos fantásticos. Cada aluno elaborou seu próprio conto, e viram alguns contos já existentes
como: Chapéuzinho Vermelho. O aluno Èric do 4ºano, foi apresentar para  sala (2ºA) chapéuzinho vermelho
em uma versão mais adaptada. O aluno Jefferson (2ºA), participou junto do aluno Èric representando a
vovózinha.  Os alunos: Guilherme, Cristian, Mario, fizeram uma encenação com vozes- cantando a
música de chapéuzinho vermelho "Pela estrada fora eu vou bem... levar esses doces para vovózinha..."
O trabalho de encenação também foi apresentado no 4º ano.








TRABALHO SOBRE A BELA ADORMECIDA


Os alunos do 1º A, junto da professora Cristiane apresentaram o conto clássico -
A Bela Adormecida. O intuito do trabalho era mostrar além do conto, a época
de beleza, amor e pureza da Bela Adormecida. No cenário da época clássica
havia no palácio esculturas que representavam: anjo, homem, etc... Na representação
dos alunos que basearam o conto com a época do Arcadismo, houve uma encenação
pelo aluno Gabriel representando a escultura da época.




TRABALHO REALIZADO NO 1º A - DIFERENTES TIPOS DE TEXTO



Os alunos do 1ºA, receberam em vossa sala os alunos Jefferson e Nicolas do 2ºA
para representarem o conto João pé-de-feijão. Os alunos do 1ºA, segundo a proposta
curricular estão aprendendo diferentes tipos de textos. Entre eles estão: Poesias, Contos e
Crônicas.
Professora Cristiane




TRABALHO SOBRE OS CONTINENTES - Fantoches de Meias



TRABALHO SOBRE OS CONTINENTES - Fantoches de Meias

Os alunos da 5ª série B, realizaram um trabalho, seguindo a proposta curricular
de geografia, sobre os diferentes tipos de continentes.
Para realização do trabalho os alunos fizeram um teatro com fantoches de meias.
Cada meia representava um lugar, e cada fala contava dos pratos típicos dos locais.
Paçoca- Brasil, Pipoca- Eua, Yakssoba- Japão, Nugets- Àfrica
Profª Cristiane