Público Alvo: Séries
do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Objetivo: Conhecer
melhorar do assunto, mostrando o valor da cultura folclórica
brasileira, valorizando a cultura de cada região, entre elas,
comida, dança, lendas e toda arte representada pelo folclore.
Justificativa: O
trabalho tem como objetivo socializar os alunos da importância de
nossas riquezas culturais, jornada por um universo rico em:
brincadeiras, histórias, costumes, inventadas pelo próprio povo.
Material Utilizado:
Papel cenário, EVA, guache, biscuí, lápis, tesoura, caneta, cd´s
de cantigas de roda, diferentes tipos de roupas, comidas típicas,
livro: Bazar do folclore – Ricardo Azevedo, mitos; pesquisado na
sala da biblioteca da escola.
Procedimentos: Os
alunos da 5ª série B do Ensino Fundamental, desenvolveram o
trabalho elaborado pelas professoras: Eliana M. P. Costa – Língua
Portuguesa e Cristiane de Oliveira – Geografia, sobre a Cultura
Folclórica, com intuito de focar o mês de Agosto, onde, é
comemorado o folclore brasileiro, valorizando a nossa cultura.
1º Leitura da
importância do folclore (livros e mitos).
2º Elaboração de
cartazes com os “mitos” e “lendas” (saci, mula-sem-cabeça e
outros).
3º Pesquisa da cultura
folclórica de cada região (dança, artesanato, comida, crença, e
literatura).
4º Formou-se grupos de
cinco pessoas, sendo que cada um representava uma região.
5º Os trabalhos foram
desenvolvidos na sala de aula pelos alunos, com monitoria das
professoras.
6º Após o trabalho
desenvolvido, em sala, foi exposto em sala, sendo que, a mesma se
encontrava tematizada com tema da cultura folclórica. Nessa
exposição havia trabalhos da professora Verônica – Língua
Portuguesa, que trabalhou com a 6ª A, do período da manhã.
7º Foi apresentado
pelos alunos, a lenda da mandioca (em forma de teatro); e foi citado
outras lendas. Os alunos do 2 º colegial, também representaram
personagens folclóricos nas salas de aula, junto deles alguns alunos
da 7ª série A , tocaram músicas folclóricas.
8º Como resultado
final houve uma socialização, tendo contribuição de toda equipe
da direção, sala de leitura (Profº Mariza e Raquel), e dos alunos
da escola.
9º Como recompensa os
alunos tiveram manifestações folclóricas e á partir daí todo
respeito que a nossa cultura merece, fazendo com que o aluno ganhasse
uma intimidade com a nossa cultura, com a intuição de manter a
poesia, a fantasia e a sabedoria da cultura popular que ainda estão
mais vivas e vigorosas do que nunca.
AVALIAÇÃO: Os alunos
foram avaliados á partir das apresentações, elaborações dos
trabalhos.